As tendas são ferramentas fundamentais para acampar, são utilizadas no mundo inteiro desde sobrevivência até recreação, não há ícone de experiência do homem com a natureza como elas.
Inicialmente as tendas serviram como casas, usadas em diversos ambientes, mantendo o local seco e seguro. Com a ascensão da agricultura as casas ganharam popularidade, mas as tendas eram ainda comuns com o exército e povos andantes.
AS PRIMEIRA TENDAS
Não temos como afirmar onde a primeira tenda foi inventada devido à simplicidade do conceito. As pessoas precisavam se manter quentes, secas e seguras quando não haviam boas cavernas para passar a noite, por isso nasceu a improvisação, bastavam poucas folhas amarradas sobre alguns bastões, que tecnicamente, essa construção seria já considerada um modelo de tenda básica.
No entanto, temos evidências arqueológicas de alguns modelos de tendas sofisticadas. Os cientistas descobriram recentemente ruínas de tendas na Rússia com aproximadamente 40.000 B.C (anos antes de Cristo).
Temos descrições de tendas em textos históricos, incluindo descrições bastante específicas na Bíblia.
Isaías 54:2 indica quão importante era a tenda nas sociedades primitivas:
“Amplia o lugar da tua tenda, e deixa-os estender as cortinas das tuas habitações; não espanteis, alargai as vossas cordas, e fortalecei as vossas estacas.”
Os escritores bíblicos podem não ter tido a ciência do que exatamente era uma corda, no entanto eles utilizaram construções semelhantes às de fabricantes de hoje. As primeiras tendas consistiam em pele, couro ou outro material, cordas e madeiras. Durante os primeiros 50 mil anos da história humana, a tenda raramente se desviou deste projeto básico, e as pessoas passaram grande parte de suas vidas nelas do que eventualmente em construções permanentes (casas).
Postado em: 29 de março de 2017
Tendas, coberturas ou estrutura para eventos?