Uma das primeiras preocupações de quem está planejando algo é mensurar a quantidade de pessoas no evento. Com essa conta em dia é possível selecionar o local adequado, saber quantas tendas serão necessárias, a quantidade de fornecedores e também o lucro estimado. Se o produtor sabe a quantidade de pessoas em um evento antes dele acontecer, as chances de sucesso serão muito maiores, já que todo o evento foi pensado para atender a quantidade X de público.
Imprevistos são comuns em eventos de todos os portes e podem causar uma impressão muito negativa para o público. Alguns não podem ser evitados com antecedência, já outros como filas grandes e banheiros insuficientes podem ter soluções prévias caso o organizador tenha feito as contas do público estimado.
Existem alguns meios para calcular quantas pessoas irão de fato a um evento, o ideal é fazer o máximo possível para calcular o menor erro de estimativa.
Vamos utilizar o exemplo de um festival de música: É possível fazer pesquisas na forma de enquete no site oficial para observar qual o dia as pessoas estão mais interessadas em ir. Outra forma é observar a quantidade de confirmados no evento oficial do Facebook, porém este é o método que mais possui chances de erros, já que muitas pessoas confirmam apenas para marcar o evento em suas listas.
Como já falamos aqui no blog, um dos melhores meios de mensurar a quantidade de pessoas . As pessoas optam por comprar antecipadamente principalmente se o preço for menor do que na entrada do evento oficial.
Para saber se tudo ocorreu como o planejado, se foram mais ou menos pessoas e para ter dados oficiais sobre o evento, é importantíssimo realizar a contagem da quantidade de pessoas que compareceram no local. Um meio eficaz e com pouca margem de erro é realizar a contagem dos ingressos que foram recolhidos na portaria, porém este método não é indicado para eventos gratuitos ou que o ingresso é uma pulseira.
Um método simples e bem conhecido é o Método de Jacobs que consiste em multiplicar a área do local pela estimativa de pessoas por metro quadrado. Este método é eficiente para se ter uma ideia geral, mas pouco preciso para resultados detalhados. Outra opção mais eficaz é contratar uma empresa especializada em mensuração de multidões. Assim, você tem um número com menores taxas de erros da quantidade de pessoas em um evento.
Postado em: 3 de abril de 2017Tendas, coberturas ou estrutura para eventos?