Calcule o número de pessoas que irão comparecer ao evento.

A não ser que tenha alguma experiência na organização de eventos, se estiver pensando em fazer um casamento ao ar livre, aniversário ou qualquer outra festa, e tiver decidido alugar uma tenda para evento, o mais provável é não ter ideia de como calcular o espaço necessário para acolher confortavelmente todos os seus convidados.

Por isso, vamos dar-lhe aqui algumas dicas necessárias para escolher o tamanho de uma tenda para eventos, quer esteja localizada no seu próprio jardim/quintal ou em qualquer outro local.

  1. Calcule o número de pessoas que irão comparecer ao evento. Uma estimativa será suficiente, mas evite uma margem de erro superior a 40 convidados.
  2. Saiba ou defina, de antemão, as atividades que irão ocorrer dentro da tenda para eventos. Será apenas um jantar ou uma refeição com palco e animação? Vai ter uma pista de dança? Está pensando contratar um DJ ou uma banda de música? No caso dos casamentos, será apenas destinada para o copo-d’água ou está a pensar em realizar na tenda a cerimónia civil? Necessita de contratar serviços de animação de festas?
  3. Defina a localização da mesa. Se estiver a pensar em servir uma refeição na tenda para eventos, terá de saber, antecipadamente, se a comida irá ser servida à mesa ou se estará disposta em buffet.
  4. Onde é que vai instalar a tenda para eventos? A localização é importante, nomeadamente o tipo de terreno. Um campo aberto, por exemplo, pode comportar uma tenda para eventos muito maior, do que se estiver a pensar em fazer a festa num espaço urbano.
  5. Pense no estilo da tenda para eventos. Para grandes festas, como os casamentos, as tendas piramidaes  são as mais escolhidas . Há, no entanto, outros tipos de tendas, como as tendas com estruturas, que têm armações.

E agora vamos aos cálculos. Prepare-se, porque vai precisar do seu computador ou de lápis, papel e calculadora!

Cálculo do espaço dos assentos na tenda para eventos

F

Existem fórmulas para calcular os m2 necessários para fazer este cálculo.

Se estiver a pensar em sentar os seus convidados em mesas redondas que comportem entre 8 a 10 pessoas por mesa, conte, pelo menos, com 10m2 para o conjunto de mesa + cadeiras.

Se estiver a pensar em sentar os seus convidados em mesas longas de banquete com cerca de 2,4m (oito pessoas por mesa), conte com 7m2 por mesa.

Se quiser sentar as pessoas em estilo anfiteatro, no caso da cerimónia civil ou algum espectáculo, conte, aproximadamente, com ½  metro quadrado por pessoa.

Cálculo do espaço da pista de dança na tenda para eventos

F

Para fazer o cálculo do espaço necessário para a pista de dança dentro da tenda para eventos, deverá ter uma ideia bem clara de quantas pessoas a irão utilizar, bem como o tipo de convidados. Com efeito, se a maioria dos seus convidados tiver mais de 65 anos, será mais provável que dancem menos do que um grupo mais jovem.

Calcule, aproximadamente, entre 0,2 e 0,4 m² por pessoa. Para um evento de 200 convidados, uma boa estimativa é por volta de 6 m por 6 m.

Cálculo da área para o entretenimento na tenda para eventos

F

Se precisar de montar um palco para uma banda ou para um DJ, tenha em consideração, na tenda para eventos, o espaço para o equipamento, bem como a possibilidade de um auxiliar de som.

Uma banda de quatro elementos, com bateria e amplificadores, necessitará, pelo menos, de um espaço de 4m por 6m.

Já um DJ geralmente precisa de 3m por 3m.

Postado em: 17 de janeiro de 2019




voltar

Tendas, coberturas ou estrutura para eventos?